Bororó 25

Bororó Empresas

UNIVERSO BORORÓ

"A ação curativa é sempre no aqui e agora!"

Impactos da TGE

Tecnologia de Gestão das Emoções: autoconhecimento como ferramenta de gestão de pessoas

O conhecimento é o ponto de partida de toda a transformação. É o conhecimento em gestão das emoções que possibilita o autoconhecimento: uma potente ferramenta de mudança nos ambientes profissionais por meio das atitudes e do comportamento das pessoas. O autoconhecimento é um diferencial competitivo no mercado de trabalho: conhecendo suas capacidades e limitações, as pessoas tornam-se mais habilitadas a encontrar soluções criativas e eficazes para o enfrentamento dos desafios no ambiente empresarial. O autoconhecimento amplia a potência de cada profissional, e é um instrumento de construção de significado ao ato de trabalhar.

Pessoas capazes de construir um significado existencial para o seu trabalho realizam atividades de forma comprometida consigo, com sua equipe de trabalho e com a empresa onde atuam. Quanto mais próximo do trabalho for o propósito de vida do sujeito, mais feliz ele será e consequentemente, melhor profissional. O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para a investigação de propósitos, metas e objetivos profissionais.

A aplicação da Tecnologia de Gestão das Emoções|TGE nas empresas tem como propósito construir relações entre a gestão das emoções, o autoconhecimento , a produtividade e a felicidade no trabalho.

A TGE é um conjunto inovador de técnicas e conceitos que oferece aos gestores e as suas equipes ferramentas de autoconhecimento para a construção de sentido existencial para o trabalho e para a construção da Felicidade Possível nos ambientes corporativos.

Um profissional feliz é aquele que desempenha suas funções significando cada atividade.

“Motivação, criatividade e comprometimento no trabalho são decorrentes da motivação, da criatividade e do comprometimento que tenho comigo, com minha vida pessoal, em cada ação”.

Produtividade Pró-
atividade

O comprometimento acontece quando encontramos sentido. Somos comprometidos com o que sabemos fazer e com o que os realiza. Não há compromisso na ausência de significado.

Inovação

Criatividade é agir de forma criativa e em sintonia com minha potência. Somos todos capazes de criação, somos todos potentes e artistas. Somos criativos quando conhecemos nossa potência de criar e desenvolvemos a habilidade para a ação.

A motivação para trabalhar e para conduzir nossas vidas no cotidiano é intrínseca. Tem origem na nossa habilidade emocional em construirmos a cada dia motivos e propósitos para seguir avançando, mesmo nas adversidades.



Motivação, comprometimento e criatividade na vida pessoal - e no ambiente de trabalho - são decorrentes de um intenso trabalho de autoconhecimento. A responsabilidade de se habilitar para produzir com comprometimento, motivação e criatividade parte de cada um e de seu desejo de se fazer feliz nos espaços profissionais.

Capacitar pessoas é, neste cenário, oferecer ferramentas de transformação pessoal, de gestão das emoções. É entregar ao profissional conhecimento para que ele se habilite ao autoconhecimento e tenha desejo - um profundo desejo- de se fazer feliz nos espaços de trabalho.

Capacitar pessoas é também oferecer às equipes o conhecimento de que a transformação necessária a cada um é intrínseca – de dentro para fora – e que inicia com o desejo de mudança. É oferecer o conhecimento de que a vida pessoal e o trabalho não são | estão dissociados: somos um. A felicidade no trabalho está intrinsecamente ligada a quem somos e a nossa capacidade de sermos gestores de nossas emoções a cada dia de trabalho e de vida.

Capacitar pessoas é oferecer ferramentas para que cada membro de um time seja seu próprio agente de mudança, o gestor de sua potencialidade, e tenha o propósito de sua transformação pessoal.

Capacitar pessoas é ofertar conhecimento para que cada um possa aprender sobre si próprio; para que saiba quem é, o que almeja na vida e qual o significado existencial de sua atividade profissional.

A TGE – Tecnologia de Gestão das Emoções - é uma ferramenta para produzir mudanças de comportamento, atitudes e ações frente a vida. É uma ferramenta de mudança contínua. No ambiente corporativo é um importante instrumento de engajamento - de construção de currículo emocional – de produção de profissionais como terrenos férteis para práticas inovadora, pró-ativas e produtivas.

Temáticas

FELICIDADE POSSÍVEL NO TRABALHO

FELICIDADE POSSÍVEL NO TRABALHO

A construção de um propósito existencial para o trabalho.

GERENCIAMENTO DO INCONTROLÁVEL

GERENCIAMENTO DO INCONTROLÁVEL

O incontrolável nas relações de trabalho e no cenário empresarial.

RESPONSABILIDADE PELO PRÓPRIO CUIDADO

RESPONSABILIDADE PELO PRÓPRIO CUIDADO

O comprometimento como ferramenta de autogestão.

GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS

GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS

Objetividade na resolução de situações-problema.

PROCESSO DE ESCOLHA

PROCESSO DE ESCOLHA

O autoconhecimento como ferramenta norteadora de escolhas produtivas.

POTÊNCIA CRIATIVA

POTÊNCIA CRIATIVA

A potência criativa como propulsora do desenvolvimento profissional.

Produtos

Palestra

Promover a consciência da necessidade do autoconhecimento para a construção da saúde emocional. Apresentada em diferentes temáticas, adaptadas aos interesses e objetivos da empresa.

Cursos

Aulas teórico-práticas voltadas para a aplicação da TGE - Tecnologia de Gestão Emocional ao universo corporativo. Realizados em módulos customizados, de acordo com a temática e o formado escolhido.

Workshop

Atividade de caráter prático e lúdico, promove a interação entre os participantes, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes.

Coaching

Encontro personalizado, utiliza os conceitos da TGE para desenvolver a potência criativa do profissional, habilitando-o para a responsabilização pelo próprio cuidado e por seu desempenho.

Grupo de Reflexão

Grupo de estudos sobre a TGE e sua relação com o trabalho. A partir do estudo de conceitos e técnicas, é desenvolvida a reflexão sobre o auto- conhecimento e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.

Cine Bororó25

Fragmentos de filmes interpretados e discutidos à luz dos conceitos da TGE. Uma reflexão filosófica do cotidiano, das relações e do universo empresarial pelo olhar da arte do cinema.

Editora Bororó25

A Tecnologia de Gestão Emocional compartilhada em quatro publicações: A Vida como ela é para cada um de nós, Curação - a arte de bem cuidar-se, A Felicidade Possível e a série pocket “A arte de se fazer feliz”.

Profissionais


Cristiane Ganzo

Christiane Ganzo é visceral e sensível, revela que ser o que se é, em todas as dimensões, é o que nos faz humanos. E felizes. É coragem e ousadia. Coragem em sua escolha diária de se envolver profissionalmente com o ser humano e sua complexidade. Ousadia na convicção de que é urgente que as pessoas se alfabetizem emocionalmente. Gostar de gente e se envolver com cada um que a procura é uma característica marcante e seu propósito na Bororó25 e na vida. Psicóloga graduada pela UFRGS e pós-graduada em Clínica Psicanalítica, há mais de 25 anos, trabalha como psicanalista. Christiane Ganzo não se explica. É necessário ser vista, ser ouvida, ser sentida.


Denise Aerts

Denise Aerts é a conjunção de potência e obstinação. Potência na capacidade única de compreender a alma humana e na habilidade de criar conhecimento para que o sujeito aprenda a desenvolver o protagonismo em sua vida. Obstinação na força para conduzir seus propósitos com método, disciplina, rigor técnico e trabalho em equipe. Médica e psicoterapeuta, doutora em Clínica Médica pela UFRGS; há mais de 30 anos atua como pesquisadora em saúde coletiva nas temáticas felicidade e saúde do trabalhador. Intelectual atuante e atualizada, Denise Aerts acredita que o conhecimento no campo da saúde emocional é um imprescindível agente de transformação.



Letícia Thorstenberg

Letícia é o próprio caleidoscópio. Jornalista, marqueteira, criativa a cada segundo, talentosa cozinheira, bordadeira e excelente “fazedora de cuidados e lidas”- como as boas moças de antigamente. Gerente de projetos, profunda conhecedora e hábil consultora do Método CuraAção, , entre outras humanidades. Graduada em Comunicação Social pela PUC RS, Pós graduada em marketing pela ESPM. Tem 5 anos de Formação em Tecnologia de Gestão das Emoções, na Bororó25.